Comgran fala sobre a Medicina Veterinária Legal no Brasil

Um dos grandes estudiosos da área de medicina legal no Brasil, autor do livro “Tratado de Medicina Veterinária Legal”, o médico veterinário Valdecir Vargas Castilho, marca presença durante o Comgran – Congresso Medvep de Grandes Animais, Higiene e Inspeção Alimentar, que acontece entre os dias 01 a 03 de junho, em Ribeirão Preto.

Com temática segmentada em Equinos, Bovinos e Higiene e Inspeção Alimentar, Valdecir Castilho vai discursar sobre medicina veterinária legal nas três salas que ocorrem o Comgran. Sobre equinos, o médico diz que há uma progressiva mudança de comportamento do homem em relação a exploração dos animais em esportes como rodeios, cavalgadas, domas, vaquejadas, entre outras formas de abusos.

“Durante a palestra, vou evidenciar o tratamento mais humanitário, mostrando a necessidade de usar os animais, sem exageros, todavia sem provocar dor ou sofrimento nem radicalismos irracionais como o fim dos esportes que pode trazer sérias implicações sociais”. Durante sua apresentação, será levado em consideração os conceitos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) em relação ao bem-estar animal e aspectos legais dos maus tratos.

Na programação direcionada a bovinos, Castilho abordará as técnicas de avaliação dos bovinos para fins comerciais e de interesse da justiça que envolvam litígios com a divisão de bens semoventes, bem como as necropsias, que serão abordadas com o fim de diagnosticar a causa mortis, além de técnicas de evolução de rebanhos e custo de produção com a elaboração dos competentes relatórios (laudos ou pareceres técnicos).

Já na área de Higiene e Inspeção alimentar, o especialista falará sobre os casos de fraudes em alimentos e suas implicações com a saúde pública e segurança alimentar, como abate clandestino, adulteração de produtos, contaminação de alimentos e aspectos penais dessas práticas. “Às medidas preventivas da recorrência nas fraudes alimentares são de competência dos órgãos fiscalizadores do poder público. No entanto, a medicina veterinária legal atua oferecendo os fundamentos científicos que o juiz carece para aplicar o direito. A legislação sobre fraudes em alimentos é extremamente rigorosa e isso vamos frisar durante a palestra”, finaliza.

Comgran fala sobre a Medicina Veterinária Legal no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *