Diagnóstico da mastite clínica na palestra de Marcos Veiga na sala de Bovinos

O uso racional de antibióticos e o menor descarte de leite na mastite clínica foi o tema da palestra do médico veterinário Marcos Veiga na sala de Bovinos nesta sexta-feira no Comgran 2019.

Segundo o palestrante, é preciso avaliar a intensidade da mastite e, então, decidir se ela será tratada de imediato, se devem ser utilizados antibióticos e quantos dias deve durar o tratamento. “Antes de mais nada, é preciso identificar se o caso é grave, o que pode ser constatado quando existe uma sintomatologia na glândula mamária e se a vaca para de comer, se apresenta febre, apatia ou desidratação. Nestes casos, é necessário fazer a hidratação oral (cerca de 25 a 30 litros diários de reposição) e recomenda-se a aplicação de antibióticos injetáveis”, explicou.

Ele destacou que atualmente existem ferramentas para o diagnóstico da mastite e a sua identificação na própria fazenda em 24 horas, o que é chamado de ‘cultura na fazenda’. “Hoje, existe um sistema que o produtor pode utilizar denominado onfarm, que usa meios de cultura cromogênicos, ou seja, que identificam as bactérias pela característica da cor”, disse.

De forma geral, o produtor consegue fazer o teste na fazenda e tomar a melhor decisão sobre o tratamento a ser aplicado. Veiga apresentou estudos que embasam o uso desta ferramenta e informou dados que comprovam a possibilidade de reduzir o uso de tratamentos desnecessários em média em 50%. “Isso é muito importante, pois colabora com a redução dos custos do produto, uma vez que ao usar antibióticos é preciso descartar leite e carne do animal. Sem contar no impacto de saúde pública decorrente do uso de antibióticos, que, quando usados de forma desnecessária, aumentam o risco da resistência das bactérias ao antimicrobianos”, concluiu.

Marcos Veiga é professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Controle da Mastite, escrito em parceria com o colega acadêmico Luis Fernando Laranja.

Organização: MarkMesse

Conteúdo: Básica Comunicações

Fotos: Jean Pavão

Diagnóstico da mastite clínica na palestra de Marcos Veiga na sala de Bovinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *