Palestrantes Convidados

Conheça os palestrantes que farão parte do Comgran 2018

Palestrantes

Em Breve
comgran

Bruna Martins de Oliveira

Doutora pelo Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2015). Possui mestrado em Ciências na área de Reprodução Animal (2012) e aperfeiçoamento em Reprodução Animal (2010), ambos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. É graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Jaguariúna (2009). Atualmente é pós doutoranda do departamento de reprodução animal, FMVZ - USP e professora na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) ministrando as disciplinas Semiologia II (grandes animais), Criação de Equinos, Fisiologia da Reprodução Animal, Ginecologia e Obstetrícia veterinária e Andrologia e Inseminação Artificial. Também é docente na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), ministrando a disciplina de Obstetrícia Veterinária e Terapêutica Veterinária e na Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC), ministrando as disciplinas Fisiopatologia e biotecnologia da reprodução I e II e Obstetrícia veterinária.
01 Junho - Sexta-feira
15:00h - 15:45h
Importância da avaliação do macho reprodutor bovino

01 Junho - Sexta-feira
16:00h - 16:45h
Qualidade seminal e sua interferência na resposta inflamatória uterina em bovinos

comgran
comgran

Danila Fernanda R Frias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil (2005), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na área de sanidade e melhoramento genético animal (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Brasil. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia.
02 Junho - Sábado
15:00h - 15:45h
Estratégias sanitárias para rebanhos de corte e seleção

02 Junho - Sábado
16:00h - 16:45h
Calendário de Manejos: ferramenta prática ao alcance do produtor
comgran
comgran

Juliane Diniz Magalhães

Graduada em Medicina Veterinária pela União Pioneira de Integração Social (UPIS) em 2007. Mestre em Ciências, área de concentração Nutrição e Produção Animal, pela FMVZ-USP em 2010. Doutoranda em Ciências, área de concentração Nutrição e Produção Animal, pela FMVZ-USP. Atua principalmente nos seguintes temas: nutrição, produção e fisiologia da reprodução de ruminantes; biologia molecular; produção de bovinos de corte.
02 Junho - Sábado
17:30h - 18:15h
Evolução e novas alternativas no mercado de aditivos

02 Junho - Sábado
18:30h - 19:15h
Respostas produtivas com o uso de óleos funcionais em bovinocultura de corte e leite
comgran
comgran

Lívia Carolina M Silva

Possui graduação em Zootecnia e título de Mestre em Genética e Melhoramento Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus de Jaboticabal. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), ambos localizados na mesma instituição. Tem experiência na área de Produção Animal, Comportamento e Bem-estar de Bovinos Leiteiros.
01 Junho - Sexta-feira
11:00h - 11:45h
O bem-estar animal e a produtividade de bovinos de corte

01 Junho - Sexta-feira
14:00h - 14:45h
Boas Práticas de Manejo na Produção Leiteira: uma pecuária moderna
comgran
comgran

Lizie Pereira Buss

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo atuado com inspeção e saúde pública em estabelecimentos de abate exportadores; no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal com análises de demandas industriais, missões internacionais, certificações, normatização e bem-estar animal. Assumiu a CTBEA - Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do Ministério da Agricultura em 2013, onde atua até hoje, tendo sido ponto focal da OIE para bem-estar animal no Brasil.
02 Junho - Sábado
09:00h - 09:45h
Padrões da OIE para produção de bovinos: corte e leite

03 Junho - Domingo
11:00h - 11:45h
Boas práticas no transporte rodoviário e marítimo
comgran
comgran

Luzia Renata Oliveira Dias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS, 2009. Residente (especialista) em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Goiás, 2012-2014. Mestrado em Ciências Animais pela Universidade de Brasília/EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (2014-2016), atuando na produção in vitro e criopreservação de embriões bovinos. Atualmente, doutoranda em Ciências Animais pela Universidade de Brasília/EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (2017-2021), atuando na área de biotecnologia da reprodução animal com ênfase em transferência intrafolicular de ovócitos imaturos (TIFOI), maturação in vivo, aspiração folicular em bovinos.
Accordion Sample Description
comgran
comgran

Milton Maturana Filho

Possui doutorado e pós doutorado em Reprodução animal pela FMVZ/USP (2013), com bolsa sanduíche na Universidade de Minnesota (UMN-EUA). Mestre em ciências veterinárias com ênfase em Nutrição e produção animal pela FMVZ/USP (2009). Residencia em clinica e cirurgia de grandes animais pelo Hovet Dr vicente Borelli da UNIFEOB (2006). Graduado em medicina veterinária pela UNIFEOB (2005). Atualmente (2016), é consultor em pesquisas veterinárias e em manejo produtivo e reprodutivo de bovinos com enfase em indicadores zooténicos e economicos na Empresa MF VetPlan Consultoria Agropecuária, sendo os principais tópicos de pesquisa: Manejo e nutrição de vacas leiteiras no período de transição; Fisiopatologia da reprodução de vacas leiteiras e vacas de corte; Efeitos do estresse térmico e estresse oxidativo sobre a Fertilidade ; Programas de IATF em gado de leite e gado de corte. Possui experiência em fisiologia, nutrição e manejo reprodutivo de vacas leiteiras, vacas de corte e búfalas. Com base na sua produção bibliográfica e demais dados curriculares de produção, atua principalmente nos seguintes temas: Manejo produtivo e reprodutivo de bovinos, Metabolismo animal, indicadores zootécnicos, reprodução animal e biotecnologias aplicadas.
01 Junho - Sexta-feira
17:30h - 18:15h
Estratégias nutricionais e suplementação injetável para melhoria da imunidade e da fertilidade em vacas leiteiras

01 Junho - Sexta-feira
18:30h - 19:15h
Estratégias nutricionais e suplementação injetável para melhoria da imunidade e da fertilidade em vacas de corte
comgran
comgran

Tiago Tomazi

Tiago Tomazi graduou-se em Medicina Veterinária na Universidade de Passo Fundo - RS (2010). Durante a graduação trabalhou no Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite e no Serviço da Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle/UPF). Concluiu o curso de Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola de Veranópolis (2001). Após formação no ensino médio realizou intercâmbio no Estado de Wisconsin (EUA) onde trabalhou diretamente com manejo e sanidade de vacas leiteiras. É Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Durante o doutorado, foi realizou parte de suas pesquisas no laboratório Quality Milk Production Services da Universidade de Cornell (EUA). Atualmente trabalha como pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite (Qualileite) da Universidade de São Paulo
03 Junho - Domingo
09:00h - 09:45h
Caracterização do perfil etiológico e fatores de risco associados com a mastite clínica

03 Junho - Domingo
10:00h - 10:45h
Como reduzir a contagem de células somáticas em rebanhos leiteiros
comgran
comgran

Viviani Gomes

Possui graduação em Medicina Veterinária (UNIP-SP), Residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (FMVZ-USP), Mestrado e Doutorado em Clínica Veterinária (FMVZ-USP) e Pós-Doutorado em Imunologia Bovina (University of Georgia - USA). Professora Doutora II do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Medicina da Produção aplicada ao período de transição, cria e recria.
01 Junho - Sexta-feira
09:00h - 09:45h
Diarreia neonatal na criação de bezerras

01 Junho - Sexta-feira
10:00h - 10:45h
Medidas de biossegurança no bezerreiro para a prevenção da diarreia neonatal
comgran
comgran

Valdecir Vargas Castilho

02 Junho – Sábado
Sala Bovinos
14:00h - 14:45h
Técnica de avaliação de bovinos e evolução de rebanhos para fins judiciais

02 Junho – Sábado
Sala Higiene e Inspeção Alimentar
17:30h - 19:15h
A medicina veterinária legal na produção de alimentos

03 Junho – Domingo
Sala Equinos
11:30h
Medicina Veterinária Legal
comgran
comgran

Aliny Kris de O. Nogueira

Pós graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela QUALITTAS (2013) de Campo Grande/MS, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Atualmente é Responsável técnica nas empresas: Guarânia Alimentos LTDA ( 1ª indústria de produtos cárneos com SISBI-POA em Campo Grande/MS), Rede BIGbeef de casa de carne e desossa, Frigorífico BOIBRAS, Laticínios Burity ( 1ª Laticinio com SISBI-POA em MS) e Laticínios Bella Búfala. Realiza consultorias em implantação dos Programas de Auto Controle em indústrias de Laticínios no estado de Mato Grosso do Sul.
01 Junho - Sexta-feira
15:00h - 15:45h
Novos rumos para os produtos de origem animal inspecionados - SISBI
comgran
comgran

Bruna Maria Salotti de Souza

Doutora em engenharia e ciência de alimentos pela Unesp de São José do Rio Preto/SP, mestre em medicina veterinária preventiva pela Unesp de Jaboticabal/SP, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília. Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Norte Paulista e docente nas disciplinas de Higiene, Inspeção e Tecnologia de POA e Ética e Bem Estar Animal pela mesma Instituição de Ensino.
01 Junho - Sexta-feira
10:00h - 10:45h
Os 'vilões' que constituem o leite

02 Junho - Sábado
16:00h - 16:45h
Os obstáculos nas alegações de alimentos funcionais
comgran
comgran

Carlos Humberto Corassin

01 Junho - Sexta-feira
17:30h - 18:15h
Micotoxinas - riscos para saúde humana

02 Junho - Sábado
11:00h - 11:45h
Os obstáculos nas alegações de alimentos funcionais
comgran
comgran

Clarissa Barretta

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação. Mestre e Doutoranda em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em MICROBIOLOGIA de Alimentos. Pós Graduanda do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Docência para Educação Profissional. Experiência nas área de Produção Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Microbiologia de Alimentos, além de Docência do Ensino Técnico e Superior. Atualmente Professora no curso de Medicina Veterinária na Faculdade Avantis.
03 Junho - Domingo
09:00h - 09:45h
O impacto da Listeria monocytogenes na segurança alimentar

03 Junho - Domingo
10:00h - 10:45h
Técnicas avançadas para detecção de Listeria monocytogenes
comgran
comgran

Fernando Fernandes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000). Pós-graduações: Mestrado em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (2014). Atualmente é Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBIPOA, Auditoria, Inspeção de Produtos de Origem Animal e implantação de programas de autocontrole em indústrias de alimentos (BPF, PPHO e APPCC).
01 Junho - Sexta-feira
14:00h - 14:45h
SISBI: atualizações, desafios e expectativas

02 Junho - Sábado
10:00h - 10:45h
Inspeção tradicional vs. Inspeção com base no risco - novos rumos do SIF
comgran
comgran

Gustavo Faria

Médico veterinário graduado pela UFF em 2004 e dedicado à área de inspeção e tecnologia de pescados desde então. Pós Graduado em gestão de pessoas pela Sustentare, em Engenharia de produção, processos e qualidade pela Univali e mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências dos Alimentos do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Atua hoje como responsável técnico e gerente de qualidade da GDC Alimentos onde é responsável pelas equipes de Food Safety, assuntos regulatórios e pelo Laboratório de análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas da empresa
01 Junho - Sexta-feira
18:30h - 19:15h
Abordagem prática da inspeção na indústria de pescados

02 Junho - Sábado
14:00h - 14:45h
A segurança do alimento como ferramenta de gestão de riscos e gerador de crescimento para cadeia produtiva pesqueira
comgran
comgran

Isabel Medeiros

Maria Izabel Merino de Medeiros Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília - UNIMAR (2000), Mestrado em Medicina Veterinária na área de Higiene Veterinária e Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Botucatu (2005) e Doutorado em Medicina Veterinária na área de Segurança de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Jaboticabal e Universidad de Córdoba UCO - ES (2011). Atualmente é Pesquisadora Científica Nível V da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA/SAA-SP no Polo Regional Centro Oeste - Bauru - SP. Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente - CNMA do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV Gestão 2015-2017. Possui experiência nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva, Segurança de Alimentos, Sanidade Animal e Saúde Ambiental.
02 Junho - Sábado
15:00h - 15:45h
Produção de alimentos de origem animal e o meio ambiente

03 Junho - Domingo
11:00h - 11:45h
Staphylococcus aureus x segurança do leite e derivados
comgran
comgran

Luana da Silva Barbosa

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande/MS), pós graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela QUALITTAS (2013) de Campo Grande/MS, ministrante credenciada do curso de Higiene e Manipulação de ALimentos em Campo Grande/MS, docente convidade do SENAC do curso técnico de Gastronomia e Manipuladores de Alimentos, autora dos livros: "Sabor do saber: receitas regionais" e "Sabor do saber: obtenção de aparas e raspas utilizadas na fabricação de gelatina". Atualmente atua como responsável técnico e supervisora da qualidade de Graxaria independente e Curtume na cidade de Campo Grande/MS.
01 Junho - Sexta-feira
16:00h - 16:45h
Desvendando a graxaria
comgran
comgran

Raimundo N. Rabelo

01 Junho - Sexta-feira
09:00h - 09:45h
Qualidade da carne bovina

02 Junho - Sábado
09:00h - 09:45h
Tendência do mercado da carne brasileira
comgran
comgran

Sarah de Oliveira

01 Junho - Sexta-feira
11:00h - 11:45h
Inovação na conservação a bordo do pescado. O impacto de novas tecnologias sobre a qualidade da matéria prima e o desafio regulatório para a cadeia pesqueira
comgran
comgran

Valdecir Vargas Castilho

02 Junho – Sábado
Sala Bovinos
14:00h - 14:45h
Técnica de avaliação de bovinos e evolução de rebanhos para fins judiciais

02 Junho – Sábado
Sala Higiene e Inspeção Alimentar
17:30h - 19:15h
A medicina veterinária legal na produção de alimentos

03 Junho – Domingo
Sala Equinos
11:30h
Medicina Veterinária Legal
comgran